Descendants of Josué Manfroi

Notes


Avelino Ló

Reside em Garibaldi, RS.


49. Rosália Manfroi

FALECIMENTO:

COM MUITO PESAR, COMUNICAMOS O FALECIMENTO DE *ROSÁLIA MANFROI AZEVEDO*,
COM 71 ANOS DE IDADE. A CERIMÔNIA DE CREMAÇÃO SERÁ HOJE, DIA 31, ÀS 19
HORAS NO CREMATÓRIO METROPOLITANO, Rua Oscar Pereira, 584 -Bairro Azenha
-Porto Alegre -RS.

Rosália deixa o esposo Antônio Azevedo, os filhos Álvaro, Carla e Sisa,
nora, genros, 7 netos e um bisneto, e as irmãs: Inês, Ana, Hororina, Helena
e Terezinha. Era filha de Victório Manfroi, neta de Batista e bisneta de
Giosué Manfroi.

Após morar muitos anos em Porto Alegre, atualmente morava em Tramandaí e
esteve presente no 2º Encontro da Família Manfroi dia 11 de outubro de
2009, em Garibaldi -RS. Ela gostava dialogar sobre a Árvore Familiar.

Uma prece para o seu descanso eterno e consolo da família enlutada.
Pelas famílias Manfroi e Azevedo,

Avelino LÓ.


73. Zélia Scapini

Zélia foi uma das primeiras professoras de Pedras Brancas. Vejam artigo do Blog "umlugarnovale" http://umlugarnovale.blogspot.com.br/2011/03/linha-pedras-brancas-coqueiro-baixo.html

LINHA PEDRAS BRANCAS - COQUEIRO BAIXO
Localizada há oito quilômetros da BR-386 e á quatro da sede do município, por via não pavimentada, a comunidade fundada por imigrantes italianos em 1910, possui cerca de 35 moradores. Entre os pioneiros são lembrados os nomes de Mário Bertol, Daniel Mânica, Guerino Basségio, João Mânica, Argento Botini, Juvenal Cardoso, Adão Amaro e Festivo Fedrizzi. De acordo com pesquisa realizada por Albina Daroit, João José Cantú e Gentil Basségio, a denominação da localidade surgiu em função da grande quantidade de pedras brancas existentes próximas a um arroio. À exemplo de outras comunidades da região, o início foi de muitas dificuldades. A alimentação era escassa, as primeiras casas foram construídas com madeira de corticeira. Não havia padre e as crianças eram batizadas pelo morador Antônio Dalpian. Os doentes eram encaminhados para Estrela. As primeiras crianças que receberam o batismo na localidade foram Emília Fedrizzi e Tereza Botini. Por volta de 1916, foi erguida a escola, ao lado da capela construída alguns anos antes, nas terras pertencentes a Alcides Defendi. As carroças eram os únicos meios de transportes, pertencentes à Festivo Federizzi e Fioravante Pozza, realizavam rotas de comércio entre Encantado, Bento Gonçalves e a localidade. Entre os primeiros professores são lembrados Alberto Lazovit, Ângelo Spessatto, Arnesto Dalpian, Edi Muller, Albina Fraporti, Zélia Scapini, Edi Berté, Irene Mânica, Irene Siqueira, Dionira Guidin, Oscar Caumo, Valmor Zambiazzi, Ari Bagatini, Nair Bagatini, Celestino Sbardelotto, Nadir Bagatini, Albina Caliari, Celso Sbardeloto e Miraldo José Daroit. A igreja católica atual foi edificada em 1957, substituindo a anterior que fora construída de pedras. O padroeiro é Sagrado Coração de Jesus cuja festa em sua homenagem ocorre em 10 de setembro. As missas são rezadas pelo padre Mário, da Paróquia de Nova Bréscia. Um dos orgulhos da comunidade é ser terra natal do padre Agostinho Dalpian. Um fato histórico foi a visita do govenador Euclides Triches em 1971 para a inauguração do novo prédio da escola. A energia elétrica chegou em 1967 e o telefone em 1958. De acordo com o morador Gentil Basségio (61), filho do pioneiro Guerino Basségio, a localidade é muito próspera. “Temos uma excelente produção de aves, leite, suínos, com os moradores trabalhando muito e garantindo o sustento de suas famílias”. A única empresa da localidade é a agroindústria Nona Bassela, que produz capeletti, pizzas e massas. “É um lugar ótimo para viver e trabalhar, onde também aproveitamos os momentos de lazer para divertirmos nas festas e bailes no salão da comunidade, como na festa de Nossa Senhora da Saúde em 21 de novembro”, destaca Basségio.


Victo Cantú

Reside em Lajeado, RS, desde 1963.


82. Waldomiro Carlos Manfroi

FORMAÇÃO PRÉ-UNIVERSITÁRIA
Frequentou e terminou o curso primário na escola pública da vila Pinhal, Município de Palmeira das Missões.
Com 16 anos foi aprovado no exame de Admissão ao Curso Ginasial no Ginásio de Sarandi, onde curso o primeiro ano em 1953.
De 1954 a 1957 terminou o ginásio e o primeiro ano do Científico no Colégio Estadual Professor Annes Dias, de Cruz Alta.
Em 1958 foi admitido por prova de seleção, para cursar o segundo ano científico no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, onde concluiu, também, o terceiro ano em 1959.
ATUAÇÃO COMO ACADÊMICO DE MEDICINA.
Aprovado no concurso Exame Vestibular, em 27º, em 1960, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Eleito, sucessivamente, presidente da sua turma médica durante os seis anos do Curso de Medicina.
Eleito representante discente junto à Congregação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para o mandato de 1965
Escolhido por concurso interno, orador da sua turma médica para a Cerimônia de Colação de Grau, na faculdade de Medicina da UFRGS, em 06/12/2006.

TÍTULOS ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS
Médico Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1965.
Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia
Especialista em Educação através do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino para Professores Universitários da Área da Saúde, promovido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em convênio e SUDESUL, realizado em Porto Alegre, de março a novembro de 1971.
Título de Fellow in Cardiology, obtido no St. Josephs Hospital, Syracuse Nova York, Estados Unidos da América do Norte nos anos de 1973 e 1974.
Doutor em Cardiologia – Título obtido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFRGS, APROVADO EM CONCURSO PÚBLICO EM 1986.
Diretor da Faculdade de Medicina da UFRGS de 1985-1988.
Pró-Reitor de Extensão da UFRGS de 1988-1992.
Novamente Diretor da Faculdade DA UFRGS, para o período de 2001-2005.

CARGOS ACADÊMICOS E OU DE INTERESSE COLETIVO OCUPADOS
Presidente da Sociedade Gaúcha de Cardiologia – 1980-1982
Diretor da Faculdade de Medicina da UFRGS de 1995-1998
Pró-Reitor de Extensão da UFRGS de 1988-1992
Novamente Diretor da Faculdade para o período de 2001-2005
Coordenador do Programa de Pós-Graduação Ciência da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 1994 a 2000.
Coordenador do Projeto de Pós-Graduação Educação e Saúde, da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de 2004 a 2010.
Membro da Comissão Especial, designada pelo Ministério de Educação em maio de 2008, para avaliar Escolas Médicas Brasileiras.
Designado pelo Ministério de Educação, em 2010, Membro da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas do Cone Sul.

TÍTULOS HONORÍFICOS
PRÊMIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA DE DEDICAÇÃO À PESQUISA, EM 2007. Prêmio criado para homenagear pesquisadores com destacada contribuição recente à Cardiologia.
HONRADO COM A DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO DE HEMODINÂMICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE COM O NOME DE PROF. DR. WALDOMIRO CARLOS MANFROI
MÉRITO EDUCACIONAL MÉDICO CORRÊA PICANÇO – POR RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS AO ENSINO MÉDICO BRASILEIRO
PROFESSOR EMÉRITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – ANO 2009.
MEMBRO DA ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS, OCUPANDODA CADEIRA NÚMERO 30, EM SUBSTITUIÇÃO AO ACADÊMICO CAIO FLÁVIO PRATES DA SILVEIRA, CUJO PATRONO DE ORIGEM É GREGÓRIO DA FONSECA.

PRODUÇÃO LITERÁRIA
Como escrito, tem seis romances e um livro de contos publicados:
Tempo de viver. Romance Palmarinca e EST, 1992
O ultimo voo. Romance. Parlenda e EST, 1994
A confissão do espelho. Romance. Editora Movimento, 1999
Os demônios do lago. Romance. EI- Edições Inteligentes. São Paulo, 2004
Férias interrompidas. Romance. AGE. Porto Alegre, 2005
Sinfonia às avessas. Coletânea de contos. Suliani Letra & Vida Editora, 2009
Vestígios. Romance. Biblioteca 24 Horas, São Paulo, 2011
Médicos escritores. Ensaio. Editora Buqui, 2013, Porto Alegre
A Saúde dos Ventos - Volume I. Romance. Editora BesouroBox, 2015, Porto Alegre
Participou também das coletâneas:
Contos de Oficina 20 – EDIPUCRS, 1998
Médicos (PR)Escrevem – AMRIGS, 1997, 1998, 1999
Obra para publicação futura: A Saúde dos Ventos - Volume II
(dados extraídos de http://arl.org.br/index.php/lista-academicos/120-waldomiro-carlos-manfroi em 16/11/2015 com devidas correções)